A qualidade de sementes é analisada através de um conjunto de procedimentos e de normativas definidas dentro do sistema de Regras de Análise de Sementes (RAS). O Laboratório de Análise de Sementes (LAS) é o centro de controle dessa qualidade onde, através dos diferentes testes realizados obtêm-se informações sobre as características de qualidade das sementes de diferentes culturas. Essas informações são de grande valia na aferição da tecnologia empregada e/ou identificação de problemas e suas possíveis causas.
O regramento para a análise de sementes foi estabelecido conforme metodologias que fornecessem resultados seguros, precisos e uniformes. As RAS especificam os diferentes métodos de análises empregados, bem como os tamanhos máximos para os lotes de sementes e o peso mínimo das amostras médias e das amostras de trabalho para a análise de pureza e para a determinação do número de outras sementes. Apresenta, ainda, instruções para o teste de pureza, germinação, umidade, tetrazólio e outras determinações.
O objetivo da presente publicação é atualizar as Regras para Análise de Sementes - RAS (Edição 1992) de acordo com as regras internacionais de análise de sementes da International Seed Testing Association - ISTA, suprindo as necessidades dos Laboratórios de Análise de Sementes que atendem ao sistema de produção de sementes no Brasil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário